Parabéns à todos os trabalhadores!

O dia internacional do trabalho teve origem no ano de 1886 nos Estados Unidos e hoje é feriado em muitos países do mundo. Mas porque justamente o dia 1º de maio foi adotado por tanto países com culturas e histórias distintas?

Já vamos adiantar que trata-se de uma questão histórica, mas continue lendo… Vale a pena!

Foi no dia 1º de maio de 1886 que milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago (EUA) protestando contra as condições desumanas de trabalho as quais estavam sendo submetidos. O grupo pedia a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, entre outras reivindicações.
Na época, em plena 2º fase da Revolução Industrial, as fábricas eram locais insalubres, sem condição adequadas para a saúde humana, não havia preocupação com prevenção de acidentes e as jornadas de trabalho costumavam variar entre 13 e 17 horas diárias.
O movimento dos trabalhadores casou grande descontentamento às classes dominantes. Houveram conflitos entre polícia e manifestantes e muitos trabalhadores acabaram feridos ou até mesmo mortos, chegando ao ponto de uma bomba ser detonada (no terceiro dia de manifestações) matando dezenas de trabalhadores e também policiais.
Devido à essa manifestação e ainda como forma de homenagem aos trabalhadores que perderam suas vidas na luta por melhores condições de trabalho, o 1º de maio foi instituído como “Dia Mundial do Trabalhador”.
Foram os imigrantes europeus que trouxeram esse costume para o Brasil, a partir do ano de 1917 eles começaram a parar seus trabalhos no dia 1º de maio para reivindicar direitos trabalhistas.
A data torna-se feriado no Brasil em 1924 através de decreto do então presidente da república Artur Bernardes.

Clique aqui e veja nossos cursos de Pós-graduação, Graduação (faculdade) e Complementação Pedagógica. Todos à distância e reconhecidos pelo MEC.

1º de maio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *