Recentemente, a necessidade de mantes as pessoas em suas casas, enfatizou uma tendência educacional que já vinha crescendo, a Educação à Distância (EaD).

Mas quais são as vantagens e desvantagens de fazer uma graduação (faculdade) ou pós-graduação à distância?

Bom, vamos começar pelas vantagens

– Estudar quando puder. Você assiste às aulas, acessa o material e faz suas atividades (ao menos a maioria delas) nos dias e horário que puder (ou quiser). Não importa se é aos fins de semana, ou tarde da noite, ou ainda em horários que sobram entre suas atividades diárias.

– Estudar onde puder. Já pensou no tempo e no dinheiro que se pode economizar apenas deixando de se deslocar todos os dias até sua instituição de ensino para estudar? Além disso, existem pessoas que têm condições de comparecer à faculdade todos os dias para assistir às aulas.

– Conciliar o momento de estudo com outra responsabilidade. Imagine uma mãe (ou pai) que só tem disponibilidade para estudar de noite, depois de colocar sua criança pequena para dormir. Essa pessoa pode estudar tranquilamente em sua casa, através de seu computador ou celular enquanto seu filho (ou filha dorme), mas não poderia deixar a criança sozinha em casa e ir até a instituição de ensino. Outras situações similares podem acontecer.

– Rever as aulas e os materiais de estudo. Na Educação à Distância, em sua maior parte, as aulas são gravadas e todo o material fica disponível em seu ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Deste modo, você pode rever tudo quantas vezes quiser.

– Mais autonomia sobre seus estudos. Na EaD (Educação à Distância), você segue um cronograma muito mais flexível para execução das atividades e poderá escolher, dentro desses prazos, o melhor momento para a execução de suas tarefas.

Poderíamos litar muitas outras vantagens, mas essas são as principais.

Como prometido no título do post, vamos agora aos pontos negativos:

– Mais autonomia em seus estudos. Sim, também listei esse item como ponto positivo, mas, se você for uma pessoa bastante desorganizado e que precisa de alguém sempre te lembrando de suas responsabilidades para não perder os prazos, certamente enfrentará dificuldades no Ensino à Distância. Nesta modalidade você terá um cronograma das atividades, e até avisos no portal de estudos, mas não terá um professor falando na sua cabeça em todos as aulas sobre o dia de entregar um trabalho ou a data de uma prova.

– Não estar cara a cara com os professores. Certa vez conversei com um estudante que disse: “- Não consigo aprender estudando à distância, preciso estar frente a frente com o professor, parar a aula, perguntar, essas coisas. Na ocasião explique a ele: “- Na Educação à Distância você pode para a aula, voltar até o ponto necessário e rever a explicação quantas vezes quiser. Além disso, pode entrar em contato com o professor por chat, e-mail e até telefone, ou ainda ir até um polo presencial e falar pessoalmente com um professor se for preciso.” Ele me respondeu: “- Não consigo, não é a mesma coisa.” Se esse for seu caso, opte por educação presencial.

– Falta de socialização. Caso você valorize bastante a possibilidade estar todos os dias convivendo com uma sala cheia de pessoas e ver um repleto delas no intervalo, então, definitivamente, a Educação à Distância não vai suprir suas necessidades.

Por fim, te convido a conhecer nossos cursos à distância com nota máxima no MEC, clique em uma das opções abaixo:

Faculdade (graduação): temos mais de 40 opções novas agora em 2023 (entre elas Engenharia, Sistemas de Informação, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e muitas outras opções, além de praticamente todas as licenciaturas.

Pós-graduação: são centenas de cursos de pós (especialização) em todas as áreas do conhecimento.

2ª Licenciatura: que já é licenciado, faz uma nova licenciatura em um tempo bastante reduzido (de 6 a 18 meses). Amplie sua possibilidade de emprego.

Fale Conosco:
(66) 9 9620-7545 (ligações e WhatsApp)
Link direto WhatsApp – clique aqui
(66) 2102-4588
contato@institutosuperior.com.br

Faculdade à distância – prós e contras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *