Acredito que todos estejam se perguntando qual é esse quesito, mas antes de responder a esta pergunta, nós do Instituto Superior gostaríamos de parabenizar todas as mulheres pelo “Dia Internacional da Mulher”. Foi preciso muita luta e sangue derramado para chegarmos no ponto em que estamos hoje (que ainda está longe do ideal). Sim, estou me referindo à realidade brasileira, sei que tem países melhores e países bem piores no tocante à igualdade de gênero, mas é aqui que estamos e melhorias devem ser buscadas sempre.

Bom, acho que é melhor falarmos logo, o quesito ao qual nos referimos é a escolaridade. Isso mesmo, as estatísticas estão mostrando que, na média, as mulheres estão estudando mais (bem mais) que os homens. É no mínimo interessante pensar que o gênero que em épocas da história já foi privado até da alfabetização esteja hoje mais escolarizado.

Vamos aos números?

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional de Domicílios) de 2015 as mulheres têm em média  8,1 anos de estudo e os homens tem 7,7 anos. A mesma pesquisa aponta ainda que enquanto 15% das mulheres tem curso superior completo e apenas 11,9% dos homens tem tal escolaridade.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que entre os anos 2000 e 2010 o número de indivíduos do sexo feminino no Ensino Médio aumentou 9,8% se comparado aos indivíduos de sexo masculino.

Os reflexos dessa virada está cada vez mais evidente, o IBGE aponta que na mesma década citada acima o número de mulheres “chefes de família” aumentou de 30,6% para incríveis 40,5%.

Para quem não ficou satisfeito com os números acima, o Portal Brasil                         (brasil.gov.br) publicou ano passado que nos últimos 14 anos o empreendedorismo feminino aumentou 34%.

Segundo a GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 51,2% dos empreendedores a iniciar algum tipo de negócio no ano de 2014 eram mulheres.

Nós do Instituto Superior acreditamos que capacidade independe de gênero (e orientação sexual). Isso está mais do que provado. É lastimável que ainda existam seres humanos com uma visão tão limitada que ainda não enxerguem isso.

Mulheres na busca por igualdade já superam homens neste quesito
Tags:                 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *